sábado, 14 de abril de 2012



BAR DO MANÉU
histórias que nunca se viu

O BAR DO MANÉU é o recanto mais simpático do Rio. Pra poucos. Fica encravado ali nas redondezas da Praça Mauá, cujo endereço não revelo nem sob tortura ou polpuda propina, pois o seu dono, Manéu dos Tremoços, sempre diz: “Não me tragam mais ninguém! Não me tragam mais ninguém! E eu não tô aqui pra perder o choro generoso que ele sempre coloca no meu copinho de cachaça.

Manuel Serafim de Oliveira, seu nome de batismo. Nascido em Trás dos Montes, Portugal, veio pro Brasil ainda novinho, numa segunda-feira gorda de Carnaval. Por que todo gringo que se preza e resolve ficar no Brasil, sempre chega numa “segunda-feira gorda de Carnaval?”

Manuel de Oliveira, que virou Manéu, trabalhou num secos e molhados na Rua do Riachuelo e, mais tarde, resolveu importar tremoços da santa terrinha. O negócio ia muito bem, mas a concorrência dos outros patrícios foi feroz e ele resolveu comprar um bar na rua...Ih, quase que eu entrego...e assim nos brinda com seus petiscos e aperitivos há mais de 50 anos. Embora seu negócio seja outro, continua sendo pra todo mundo o Manéu dos Tremoços.

Quando ele diz: “Não me tragam mais ninguém!”, na verdade não é uma imposição autoritária ou falta de tino pros negócios. É que o Bar do Manéu é a sua família e ele sempre fala que não quer “agregados” e que quando todo mundo morrer ele fecha o bar. Como se ele fosse ficar pra semente, ou melhor, pros tremoços...

Lá pinta de tudo. Do próspero empresário do ramo da siderurgia, Dorval de Alcântara Figueiras, ao Zé Mão no Chão, faxineiro aposentado do Edifício Serrador, ali na Cinelândia. Todos tratados por Manéu e seus garçons da maneira mais cordial e descontraída possível. Sem privilégios.

O que vamos revelar nesse pedaço da Internet são suas histórias. Umas hilárias, outras um pouco tristes, mas todas regadas a humor e um bom azeite português, pra descer mais fácil...

Um comentário:

  1. Oi Aroldo!!! Meu irmão há quanto tempo que procuro por você cara. Sempre que falo com o Beto Simões em São Paulo, pergunto por você e êle diz que se perdeu de ti também.Meu brother vamos voltar a nos comunicar tenho muitas novidades que tenho certeza que você da mesma forma também tem. Aqui quem escreve é teu amigo Paulo de Nova York teu antigo room mate no Village. Meu email é: paulocmbraga@hotmail.com Pô meu entra em contato. Um grande abraço do amigo Paulo.

    obs: como não tenho gmail, usei o e-mail do meu estagiário para poder comentar no seu blog.

    Paulo Braga.

    ResponderExcluir